
Coordenação Local de Estágios e Vivências - UFF

Alimentação
O aluno anfitrião (o que hospeda o intercambista no país de destino) é obrigado a oferecer, no mínimo, uma refeição diária gratuita, sendo em sua casa/apartamento, na própria faculdade/universidade ou em qualquer outro local. Demais refeições durante o dia podem também ser oferecidas pelo anfitrião, mas sem caráter de obrigatoriedade.
No NBC (estágio Brasil/Cuba) há algumas modificações. Lá, seria muito difícil manter todos os alunos em casa separadas devido aos problemas com rede de telefonia. Ou seja, seria difícil manter contato entre todos eles. Assim, nos estágios para Cuba, os alunos geralmente ficam em um alojamento único, podendo ser um hotel. Esse alojamento, contudo, é pago pelo aluno visitante. Entretanto, em vista das diferenças de valor entre real / dólar e a moeda cubana, o valor médio fica de US$10,00 /dia, isso inclui a hospedagem e a alimentação. Ou seja, extremamente barato.
Se você está pensando "ir para Cuba é mais caro!" Sim, você está certo. Contudo, pense da seguinte forma: Ir para Cuba é fácil, basta pegar um avião e descer em Havana. Contudo, ir para Cuba e ter a chance de participar por 30 dias de um dos melhores sistemas de saúde do mundo, é para poucos e, com certeza, vale MUITO a pena!
Texto de Avner Lyra - FMJ
Aluna Isis Cameron em estágio na Tailândia!